domingo, 18 de dezembro de 2011

Não podia deixar de falar dela, minha companheira: Enxaqueca.

Enxaqueca é uma doença neurológica altamente incômoda que chega a prejudicar muito o rendimento e a qualidade de vida de suas vítimas.
Sua causa pode ser multifatorial como genética, hormonal (mulheres), comportamento e personalidade e estilos de vida,envolvendo sedentarismo, estres, má alimentação e má qualidade do sono.
Quando se diz "aspectos comportamentais e personalidade" envolve realmente a personalidade e gênio de cada pessoa. Uma pessoa mais nervosa, irritada, mal humorada, perfeccionista, exigente e autoritária, por exemplo, é um alvo fácil para desenvolver esse mal.
Alimentos como frutas ácidas, chocolate, frituras e refrigerantes tendem também a contribuir para esse sofrimento, por isso é tão importante que o sofredor de enxaqueca mude seus hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida e diminuição de crises de enxaqueca.
Vejam oque diz um médico sobre a enxaqueca:
Para entender as causas da enxaqueca é importante entender o sistema de dor, o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como o sistema imune, a febre, a tosse, e representa um ganho evolutivo, pois existe para sinalizar um potencial de lesão para que ocorra retirada do estímulo. É fundamental para a adaptação do indivíduo com meio ambiente. Funciona como se fosse um conteiner, um balde de água, que quando chega no seu limite se transborda, ou seja, acontece a crise de dor de cabeça, para evitar então que o sistema transborde é preciso diminuir a entrada de líquido no sistema (os desencadeantes da enxaqueca), aumentar o tamanho do contêiner (diminuir a predisposição do sistema com tratamentos preventivos) e aumentar o escoamento dos líquidos (exercícios físicos, relaxamentos, psicoterapia). 
(http://cefaleias.com.br/blog/enxaqueca-causas-sintomas-e-tratamentos)


Os sintomas são variados, mas sempre os mesmos:
- dor pulsante ou latejante 
- dor forte ou moderada
- geralmente de um só lado da cabeça
- ânsias, enjoos, mal estar, possíveis vômitos, tonturas
- alteração na pressão arterial (eu sinto isso muito tbm!)
- sensibilidade a luz e barulho
- visão turva e possíveis dores nos olhos.


As crises podem durar de minutos a horas, ou até dias! Digo por mim, que já passei 15 dias consecutivos sofrendo com essa terrível dor. Sentindo todos esses sintomas citados acima...imaginem, tendo que trabalhar olhando para a tela de um computador, escutando barulho, tendo que atender clientes, contar dinheiro, enfim, já era estressante se fosse sem dor, acompanhada dela por 15 dias, quase enlouqueci!
O tratamento deve ser feito sobre orientação médica segundo os sintomas apresentados, se auto medicar pode ser bem perigoso e pode ñ ser tão eficaz.
Pode ser feito de modo medicamentoso com uso de medicamentos específicos) e/ou não medicamentoso( que seria como alternativo, como acupuntura, hipnose, massagens, psicoterapia e relaxamentos diversos).
Minha enxaqueca vem por hereditariedade ( paterna e materna) e pelas demais causas, assumo! Não sou lá uma pessoa calminha, isso então piora bastante, por isso tenho que estar me monitorando excessivamente. Envolve muita coisa nesse processo, só sei dizer que sofro, mesmo já tendo feito tratamento, parei, e continuo no sofrimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.