domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dê pressão na DEPRESSÃO!


A depressão é uma doença que atinge um todo. Comportamento,campo físico, mental, emocional e social.
Digamos que a depressão é como areia movediça: cada vez se afunda mais.
Em tempos passados a depressão estava ligada com a sanidade mental de um indivíduo, mas com o avanço de pesquisas e estudos, medicina e outros segmentos, como a psicologia, entende-se hoje que depressão pode sim levar a loucura, porém caracteriza-se como uma doença. E infelizmente cada vez mais comum e felizmente mais entendida e aceita pela sociedade como um todo.
Englobando várias causas, a depressão mais comum vem após grandes perdas, dores, decepções e também após o parto. Essa por sua vez pode trazer males ao pequeno bebê que nem bem chegou ao mundo, visto que além da rejeição, num surto a mãe pode sim até ceifar a vida que ela mesma gerou.
 No site http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao pude encontrar uma completa lista dos sintomas da depressão, vejam:

  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia




  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas




  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis




  • Desinteresse, falta de motivação e apatia




  • Falta de vontade e indecisão




  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio




  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.




  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio




  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo




  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento




  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido




  • Perda ou aumento do apetite e do peso




  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)




  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.



  • Como puderam ver, a depressão engloba tantos sintomas que ás vezes a confusão alcança até mesmo quem os sente, mas resumidamente e verídicamente resumo nisso: Depressão=desamor a vida.
    Verdadeiramente tudo fica em tom cinza, a pessoa se torna mórbida, apática e letárgica. Dificil a quem sofre e os que a rodeiam, pois nem todos tendem á paciência e o entendimento de saber lidar com essa situação.
    Vencer a depressão é como sair de um abismo por dia, ou melhor, estar sempre em contato com esse abismo, pois em um instante vc tenta sair e no outro já se entrega e afunda de vez.
    Quadros mais graves são de depressão profunda onde pode acarretar problemas físicos e mentais severos a ponto de se necessitar internação médica rápidamente. Uma pessoa assim além de ir se definhando a cada dia pode ser um perigo a ela mesmo (suicídio) e aos outros (surtar).
    Porém, como já citei, com o avanço dos recursos há muito oq se fazer para vencer essa doença. Acompanhamento médico e o uso de medicações "pesadas" são necessários para que se saia desse estado e possa voltar a ter uma vida normal, pois a depressão vem aumentando a cada dia com as dificuldades da vida e não escolhe quem atacar, seja rico ou pobre, criança ou adulto, seja qual for o motivo, ela está ai de boca aberta tragando quem possa tragar.
    De alguma forma necessita primordialmente ser combatida! Seja de modo espiritual (que é muito eficaz também, pois somente Deus pode todas as coisas) ou recorrendo ao dom dos facultativos e suas sabedorias fazendo o diagnóstico correto e tratamento.
    Depressão mata, pior, mata aos poucos! Te leva de ser humano a lixo, de alguém a ninguém, de vida a morte.
    Tomo a liberdade de deixar então algumas dicas para saberem lidar com depressivos:
    • Paciência e amor. A pessoa não oscila porque simplesmente quer.
    • Atenção a tudo! Observe bem o depressivo. Observe seus atos, suas palavras. Observar pode evitar muitas tragédias.
    • Tente diverti-lo. Faça-o rir, tente envolvê-lo num clima alegre, descontraido. Convide para sair nem que seja um pouquinho, caso ñ seja possível, divirta-o em casa mesmo.
    • Lhe dê atenção. O depressivo não precisa de julgamentos, precisa de atenção, de afeto, de conselhos ou simplemente de ser ouvido.
    • Cuidado com oq fala! O depressivo já está num estado extremamente sensível onde pensa e sente realmente que tudo é contra ele, por isso qualquer palavra interpretada ou pronunciada de maneira errônea pode levá-lo a piorar.
    • Insentive! Ouça o depressivo, mas não concorde com tudo oq ele diz. Insentive-o a se superar, a se tratar, a voltar a sorrir. Faça-o ver que alguém se importa com ele e o quer bem.
    • O depressivo precisa muito de ajuda e muitas vezes não pode agir por si mesmo, necessita de alguém que o ajude no tratamento, então seja companheiro, ajude-o a se tratar ainda que contra a sua própria vontade. O depressivo necessita de alguém com a mente mais sã que a dele para que o tratamento funcione. Há vários tratamentos hoje em dia, até animais são indicados para uma reabilitação! Isso é encantador, maravilhoso e muito eficaz.
    • Como já citei, cuidado com as palavras, mas em alguns casos fale duro tbm! Muitas vezes uma palavra dura (ñ pra machucar, mas firme) pode dar-lhe um choque e com isso um ânimo reflexivo.
    Depressão é basicamente um inferno terreno, um inferno pessoal. Ninguém pode dizer facilmente que entende sem ter passado. Por isso ao lidar com um depressivo não pense somente que é um doente, pense que poderia ser você.
    Exercite o amor e a paciência, esses são ítens fundamentais.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.